09 04 PEP Noticia ajuste

Data: 26/04/2021
Horário:
Local: Transmissão online

Confira AQUI o link para a transmissão.

Mediação: Prof. Marcos Estellita Lins

Sobre os palestrantes

Edgar Mamiya possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1978), Mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1983) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987). Realizou Pós-Doutorado na Divisão de Mecânica Aplicada da Universidade de Stanford. Atualmente é Professor Titular da Universidade de Brasília. Foi Editor Associado do Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering no período de 2000 a 2005 e membro de seu Corpo Editorial no período de 2006 a 2014. Tem contribuído com a CAPES no processo de avaliação dos programas de pós-graduação desde 2009, nas áreas Interdisciplinar e das Engenharias III. Foi Coordenador Adjunto dos Programas Acadêmicos no período de setembro de 2014 a março de 2018 e desde abril de 2018 é o Coordenador de Área das Engenharias III da CAPES. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos. Atua principalmente nos seguintes temas: Fadiga em Metais e Modelos Constitutivos para o Comportamento Não Linear de Materiais Metálicos.

Mariza Almeida possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Pós-doutorado no Georgia Institute of Technology, School of Public Policy. Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), do Curso de Mestrado em Biblioteconomia e no Curso de Graduação em Engenharia de Produção. Foi coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Produção (UNIRIO), é coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, responsável pelo projeto de implantação da Incubadora de Empresas da UNIRIO. É membro do Conselho Editorial International Journal of Technology and Globalisation (Harvard), atua como revisora de periódicos indexados internacionais. Desenvolve pesquisas na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Inovação e Economia da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Hélice Tríplice das relações universidade-empresa-governo; Novos Ambientes Favoráveis à Inovação: Incubadoras e Parques Tecnológicos; Empreendedorismo Acadêmico; Eco-Empreendedorismo; Desenvolvimento Local e mapeameneto de processos. Faz parte da associação científica Triple Helix Association sendo eleita vice presidente em dezembro de 2013.