Desde 2022, a UFRJ participa da Olimpíada Internacional de Segurança Financeira, realizada na Federação da Rússia. Em 2025, a Equipe Minerva de Segurança Financeira foi composta por oito alunos que representaram a universidade na fase final da competição, ocorrida em Krasnoyarsk, na Sibéria, entre 29 de setembro e 3 de outubro.
O evento reuniu 600 finalistas de 40 países, com forte presença de representantes do Sul Global, Eurásia e Oriente Médio, e incluiu provas presenciais, palestras e atividades culturais e esportivas.
O aluno Vinícius Costa da Silva, da Graduação em Engenharia Nuclear da Escola Politécnica da UFRJ, teve destaque ao ser premiado na área temática de Economia, recebendo o Diploma de Certificação das mãos do presidente do Banco Promsvyazbank (“Банк ПСБ”), Pyotr Fradkov.
Costa da Silva Vinicius, como foi chamado pela organização do evento, participou da competição de xadrez, que selecionou oito finalistas entre 160 competidores para jogar contra o campeão mundial Sergey Karjakin, conhecido por ter vencido o computador no “Man vs Machine World Team Championship”, em Bilbao, 2004. Os oito finalistas, incluindo o aluno da UFRJ, foram premiados após a partida.
Em 2025, Vinícius esteve na Rússia em duas ocasiões: em São Petersburgo, para o evento “Komanda 2025” da empresa Rosatom, onde apresentou um artigo sobre Pequenos Reatores Modulares (SMR) sob orientação dos professores Carlos Cosenza e Fabio Krykhtine, e em Krasnoyarsk, para a Olimpíada de Segurança Financeira.
Segundo Fabio Krykhtine, professor da Escola Politécnica e Coordenador Especial de Relações Internacionais para a Rússia, a cooperação entre os países “tem criado muitas oportunidades para os alunos”, destacando o papel da Sala Innopraktika, no Centro de Tecnologia da UFRJ, na promoção de novas interações acadêmicas e científicas.






