Accessibility Tools
O Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe/UFRJ marcou presença no Rio Innovation Week, maior evento global de tecnologia e inovação da América Latina, realizado no Píer Mauá entre os dias 12 e 15 de agosto. Representando o programa, o doutorando Ricardo Nunes, integrante do grupo DESCOM.SUP da Coppe, se destacou ao apresentar um pitch sobre Descomissionamento Sustentável de ativos da indústria do petróleo.
Mais do que discutir aspectos técnicos, Ricardo mostrou como a pesquisa desenvolvida no PEP contribui para repensar o futuro da energia, alinhando inovação, sustentabilidade e transição energética.
Ao longo de todo o evento, a Coppe/UFRJ apresenta suas principais pesquisas nas áreas de energia, mobilidade, saúde, indústria e inovação social, além de contar com a participação de professores e pesquisadores em diversos painéis temáticos.
Fonte: DESCOM .SUB
Na semana de 11 a 15 de agosto teve início o primeiro módulo do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Engenharia de Produção, resultado da parceria entre o Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ (PEP) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O programa marca um momento histórico para a região, por ser o primeiro curso de doutorado em Engenharia oferecido no interior do Amazonas.
A aula inaugural foi realizada no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), em Itacoatiara, e contou com a presença de alunos e professores das duas instituições. Participaram da cerimônia a pró-reitora de Pesquisa da UFAM, professora Adriana Malheiros; a diretora do ICET, professora Nayana Cristina Teles; os docentes do PEP, professores Francisco Duarte e Lino Marujo; além da coordenadora do DINTER pela UFAM, professora Iracyanne Uhlmann.
Na ocasião, foram ministradas as palestras “Economia da Funcionalidade e da Cooperação: Alternativa para o Desenvolvimento Territorial Sustentável”, pelo professor Francisco Duarte, e “Avanços Recentes na Logística Regional e em Áreas Remotas: Novas Tecnologias, Práticas Inovadoras e Soluções Sustentáveis”, pelo professor Lino Marujo.
Parabenizamos aos novos doutorandos pelo início de mais um ciclo acadêmico!
Experiência imersiva, realizada pelos pesquisadores Aline Brufato e Eduardo Martino, doutora e doutorando pelo Programa de Engenharia de Produção, aberta ao público no Rio Innovation Week 2025
“Semente Imersivo” é um filme imersivo de 360 graus que transporta o espectador para o interior do Bar Semente a pleno vapor para o lançamento da música "Samba Pro Semente" de Zé Paulo Becker. Venha experienciar a atmosfera desse patrimônio cultural carioca com óculos imersivos, proporcionando uma experiência completa de visita virtual ao Bar Semente, referência na cena da música brasileira independente durante seus 20 anos de funcionamento na Lapa, Rio de Janeiro, no endereço onde nasceu, Rua Joaquim Silva, 138, Lapa, Rio de Janeiro.
Projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e do Edital de Chamada Emergencial de Apoio a Obras Audiovisuais Nº 05/2023, por meio do Governo Federal, do Ministério da Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC-RJ) e apoio técnico do Laboratório Tecnologias, Diálogos e Sítios (LTDS) do Programa de Engenharia de Produção (PEP) da COPPE/UFRJ.
Todos os visitantes do Rio Innovation Week 2025 estão convidados a viver essa imersão cultural e conhecer de perto a energia e a história do Bar Semente, revivida em detalhes nessa experiência única.
Data: De 12 a 15/8
Horário: 11h às 21h
Local: Estande da UFRJ | Galpão Kobra – 1º Piso | Píer Mauá
Inscreva-se no evento AQUI
Mais informações no site oficial
O Laboratório FABTA, coordenado pela professora Carolina Alonso, e o PROPmE, sob a coordenação do professor Francisco Duarte, participaram do Rio Innovation Week apresentando iniciativas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias assistivas por meio da fabricação digital.
O grande destaque foi o foco na inovação social, evidenciando como a tecnologia pode ser aplicada para atender necessidades reais da sociedade, promovendo acessibilidade, inclusão e melhoria na qualidade de vida.
Inovação que transforma vidas!
A Rede de Pesquisa em Inovação Social, Tecnológica e Ambiental (RePISTA) inaugura seu espaço na Rocinha no dia 19 de agosto (terça-feira) às 15h
A RePISTA tem o objetivo de funcionar como um living lab, espaço colaborativo para potencializar projetos que integrem inovação social, tecnológica e ambiental na Rocinha, articulando universidades, poder público, organizações sociais, lideranças e moradores da comunidade na cocriação de futuros mais inclusivos. A RePISTA é apoiada pelo edital Temático da FAPERJ sob coordenação do professor Roberto Bartholo, também coordenador do Programa de Produção (PEP) e do LTDS da COPPE/UFRJ.
No dia 19 de agosto de 2025, às 15h, será realizada a inauguração do espaço da Rede de Pesquisa em Inovação Social, Tecnológica e Ambiental (RePISTA) no 18º andar do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare localizado em frente à favela da Rocinha.
MESA DE ABERTURA
Ana Asti (Subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade)
Dália Maimon Schiray (Coordenadora Acadêmica LARES/IE/UFRJ)
José Alberto Aranha (Coordenador do projeto PISTA/SEAS/FAPERJ/PNUD)
Marcelo Burgos (Coordenador UNIR PUC Rio)
Representante da FAPERJ (a confirmar)
Roberto Bartholo (Coordenador do Programa de Produção COPPE/UFRJ, LTDS/COPPEUFRJ e RePISTA)
Subsecretaria de Meio Ambiente
Durante o evento, serão apresentados alguns dos casos de sucesso do edital Favela Inteligente, com empreendedores que têm gerado impacto positivo na Rocinha: Carteiro Amigo (Carlos Pedro Jr.), Sabão do Morro (Marcelo Queiroz) e Torre Verde (Mônica Garcia). Também serão destacados projetos conduzidos por pesquisadores, como o Portal Rocinha (Marcelo Burgos), a Ferramenta TEM (Territorial Effectuation Monitoring) (Aline Brufato, doutora pelo PEP/COPPE/UFRJ) e o Conecta Rocinha (Dália Maimon Schiray).
O encontro será encerrado com um café de confraternização, promovendo a integração entre pesquisadores, empreendedores, lideranças comunitárias e gestores de políticas públicas.
Toda a comunidade, pesquisadores, estudantes e interessados em inovação social estão convidados a participar dessa inauguração e conhecer de perto as iniciativas que estão transformando a Rocinha.
Data: 19 de agosto de 2025 (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Auditório do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare – Av. Niemeyer, 776, São Conrado, Rio de Janeiro – RJ – 18º andar
Acesse a Página do projeto AQUI