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Explicar as relações recíprocas de comprometimento entre as formas de conhecimento e poder na modernidade, bem como o papel deste comprometimento na instauração de realidades históricas condicionantes da vida (e morte) do homem e da natureza. Sub-itens: saber, poder, violência, legitimidade; guerra e paz; formação do indivíduo; saber e poder global/local.
Oferecer a percepção e estruturar os possíveis caminhos de reflexão conducentes ao entendimento de ciência e tecnologia como formas determinadas de conhecimento. Explicitar suas premissas e contribuir para uma visão na qual ciência e tecnologia passam a ser formas não-exclusivas e não excludentes de entendimento de verdade. Sub-itens: bases da ciência moderna: a criação da "tecnologia": conhecimento moderno e conhecimento tradicional: especificidade das formas de saber modernas.
Esta disciplina tem por objetivo apresentar geral da metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho - AET e suas principais etapas: análise da demanda, funcionamento geral da empresa, análise da população de trabalhadores, a análise da atividade - observações e verbalizações dos operadores - e o diagnóstico ergonômico. São enfatizadas as especificidades dessa abordagem de intervenção em situações de trabalho e apresentados os principais conceitos sobre os quais ela está fundamentada: trabalho prescrito e trabalho real, tarefa atividade, modos operatórios e representação mental, entre outros.
Sociedade do conhecimento: novos indicadores macroeconômicos; Ativos intangíveis: definição e conceitos; os modelos de Sveiby e Kaplan & Norton; como medir ativos intangíveis.