A área de concentração “Segurança, Inovação, Trabalho e Empreendedorismo” foi estabelecida em 2024 com o propósito de fortalecer a atuação do PEP no campo das inovações sociais, organizacionais, institucionais e tecnológicas. Saiba mais sobre a "SITE" AQUI.
Nesse contexto, surgiu a Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), a linha de pesquisa que tem como objeto de estudo os novos modelos econômicos alinhados com o desenvolvimento sustentável.
A EFC tem com base a centralidade do trabalho para a construção de ecossistemas cooperativos territoriais. Externalidades, recursos imateriais estratégicos, soluções integradas de bens e serviços e performance de uso, entre outros são temas tratados nas pesquisas e intervenções realizadas.
A economia passa a ser um dos objetos de transformação visando o desenvolvimento situado.
Saiba mais sobre a linha de pesquisa AQUI!
Conheça também o Clube EFC RIO - uma organização que visa disseminar o conhecimento sobre a Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), conectar pessoas e empresas engajadas, apoiar a inovação empresarial e o desenvolvimento territorial, além de refletir sobre a importância do trabalho. Acesse o site AQUI.