Bolsa de 6 meses – Projeto de Cooperação Internacional:
Aluna selecionada: Luiza dos Santos
Modalidade de bolsa: Doutorado sanduíche
Período de vigência da bolsa: 6 meses (outubro/2023 – março/2024)
Bolsa de 12 meses – PR2:
Aluna selecionada: Aline Winckler Brufato
Modalidade de bolsa: Doutorado sanduíche
Período de vigência da bolsa: 12 meses (outubro/2023 – setembro/2024)
Data limite para solicitação de recurso é até 21/07/2023
Resultado final: 28/07/2023
O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (PEP) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), torna pública a presente chamada para seleção interna de candidatos a Doutorado Sanduíche no Exterior, Professor Visitante Sênior no Exterior, Professor Visitante Júnior no Exterior, Professor Visitante no Brasil e Capacitação, no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt)/CAPES, para janelas de 2023 e 2024.
Edital Print para bolsas no exterior
Resultado Final do Processo Seletivo Projeto PrInt – Terceira Janela 2023
Acesse AQUI e confira
Está no ar, com acesso aberto na Globoplay, a entrevista que a professora Amanda Xavier, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ, concedeu ao programa Conexão, do canal Futura. A conversa foi com o jornalista Rafael Costa, sobre o tema “Economia Verde”, e foi ao ar na TV no dia 5 de maio.
Confira alguns trechos da entrevista:
“Economia Verde é o crescimento econômico dissociado da pegada de carbono. Empregos verdes são aqueles que permitirão crescer economicamente sem degradar o meio-ambiente. O Brasil conta com 10% dos empregos verdes existentes no mundo.”
“É uma pauta das Nações Unidas, uma pauta da Unesco, é uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável uma educação inclusiva que seja vetor para essa economia do futuro. A primeira coisa é entender que as crises não são iguais para todo mundo. Há parcelas da população que são mais vulneráveis, sobretudo no Brasil, sobretudo no Rio de Janeiro. Também devemos entender que precisamos sim de tecnologias high tech e low tech, métodos, boas práticas para responder aos problemas contemporâneos, mas precisamos entender que há outras respostas que não são tecnológicas. Não há transformação tecnológica se não houver transformação humana.”
“Acreditamos que a formação para a educação responsável requer competências humanas: criatividade, resiliência, transparência, confiança, para que possam trabalhar de maneira interdisciplinar e multidisciplinar, ou seja integrada e plural”.