Accessibility Tools

Ir para o conteúdo
GovBR

27 03 pep botao facebook27 03 pep botao instagram27 03 pep botao youtube27 03 pep botao linked-in

25 07 Portugues 25 07 Ingles 25 07 Portugues25 07 Portugues25 07 Portugues

06 Banners GestaoEInovacao SAGEO Núcleo Rogério Valle de Produção Sustentável (SAGE) foi criado em 1995 para desenvolver um modo inovador e avançado de se produzir sustentavelmente bens, serviços e eventos; modo no qual critérios técnicos, econômicos, sociais e ambientais estejam integrados. Para isto, o SAGE atua de forma interdisciplinar, graças a uma equipe própria que inclui engenheiros, químicos e biólogos marinhos, além de várias parcerias com outros laboratórios da UFRJ. Atualmente é coordenado pelo professor Virgílio José Martins Ferreira Filho e tem como missão atuar na reflexão, na qualificação e na inovação das formas de se produzir bens e serviços, integrando critérios técnicos, sociais e ambientais. Formar pessoas e desenvolver pesquisa envolver a sociedade na produção sustentável. 

O SAGE tem por objetivo desenvolver um modo inovador e avançado de se produzir sustentavelmente, bens, serviços e eventos, considerando o seu ciclo de vida de forma integrada através dos critérios técnicos, econômicos, sociais e ambientais.  O SAGE atua primordialmente onde a gestão da produção e a sustentabilidade precisam se encontrar, recorrendo sobretudo à Gestão do Ciclo de Vida e à Avaliação Multicritério da Sustentabilidade.

Suas principais atividades são relacionadas a: Apoio à decisão multicritério em projetos de descomissionamento. Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e preservação ambiental. Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), incluindo análise ambiental, social e dos custos do ciclo de vida; - avaliação da sustentabilidade do ciclo de vida em uma abordagem multicritério; treinamentos teóricos e práticos (em software) de ACV. Avaliação e monitoramento da biodiversidade, particularmente marinha. Métodos de classificação e seleção de alternativas para tomada de decisões complexas envolvendo múltiplos critérios.

Desenvolveu projetos que o transformaram numa referência nacional em Gerenciamento de Processos (mapeamento e racionalização de processos, gestão de competências, Sistemas ERP, Gestão Eletrônica de Documentos e Workflow). É treinador certificado e organizacional stakeholder da GRI. Realizou, para o COI, a Avaliação da Sustentabilidade dos Jogos Olímpicos Rio 2016 (OGI).

 laptop 1 Visite o site do SAGE.

Não há uma definição universal a respeito do conceito de Finanças e Investimentos Sustentáveis (FS). De acordo com o Banco Mundial e com a Comissão Europeia, FIS se refere ao processo de considerar aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG ou ESG, em inglês) ao tomar decisões de investimento no setor financeiro, levando a investimentos de mais longo prazo em atividades e projetos econômicos sustentáveis. As considerações ambientais (E – Environmental) podem incluir a mitigação da mudança climática e a adaptação, bem como o meio ambiente de forma mais ampla, por exemplo, a preservação da biodiversidade, a prevenção da poluição e a economia circular. As considerações sociais (S – Social) podem se referir a questões de desigualdade, inclusão, relações trabalhistas, investimento em capital humano e comunidades, assim como questões de direitos humanos. Por fim, a governança (G – Governance) – de instituições públicas e privadas – inclui estruturas de gestão, relações de funcionários e remuneração de executivos, e desempenha um papel fundamental para garantir a inclusão de considerações sociais e ambientais no processo de tomada de decisões.

Segundo o Projeto FiBraS – Finanças Brasileiras Sustentáveis –, FS se referem à integração dos aspectos de sustentabilidade nos processos de tomada de decisão dos atores do mercado financeiro, nas políticas do mercado financeiro e nos arranjos institucionais e de mercado que contribuem para a conquista de um crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo. Eles destacam que as FS possibilitarão ao setor financeiro alocar o volume sem precedentes de recursos, necessário à transição para uma economia sustentável e de baixo carbono, e que o setor financeiro já oferece uma grande variedade de produtos de investimento, mas os aspectos ESG são integrados em graus muito diferentes.

Visite o site AQUI

20 02 pep banners labmobilogO MobiLog - Laboratório de Mobilidade, Logística e Sustentabilidade é um laboratório de pesquisa vinculado ao Programa de Engenharia de Produção (PEP) da Coppe/UFRJ. Coordenado pelo professor Lino G. Marujo, atua de forma transdisciplinar, a partir de um novo olhar sobre a gestão de operações, mobilidade e logística com base na tríade Economia Colaborativa, Economia Circular e Economia Digital. Dentre as áreas de atuação estão o desenvolvimento de cadeias de suprimento estendidas, simbiose industrial, modelos de negócio circular e digital, avaliação socioambiental com base em metodologias do Pensamento do Ciclo de Vida, mobilidade e logística urbana, redes logísticas sustentáveis, simulação e uso e tratamento de Big Data.

O MobiLog - Living Lab é um dos vários "Knowledge Hubs" que estão nas esferas de atuação do PEP/COPPE/UFRJ. Como um Centro de Conhecimento, o MobiLog - Living Lab propõe a ser a ligação de uma indústria fragmentada do transporte e da logística à inovação e às melhores práticas da sustentabilidade em cadeias de suprimentos. Atividades com o objetivo de tornar o setor de transporte e logística do RJ e do País mais produtivo, eficiente, mais sustentável e mais seguro.

A abordagem orientada pela tecnologia e pela prática da indústria pode abordar pontos de ineficiências, criticidades das interfaces envolvidas, falta de padronização e visibilidade fragmentada do end-to-end nos processos de transporte e logística. O MobiLog - Living Lab explora novas formas de orquestrar os transportes e os serviços de logística através de múltiplos prestadores de serviços, modos de transporte e tecnologias de ponta.

Os objetivos do MobiLog - Living Lab são:

  • Oferecer inovação ao setor de mobilidade e logística;
  • Tornar a logística mais eficiente, produtiva, mais verde, mais segura;
  • Transformar a logística da cidade em um pilar do desenvolvimento sustentável socioeconômico.


laptop 1 Visite o site do MOBILOG.

04 Banners GestaoEInovacao TGLO Laboratório Núcleo de Estudos em Tecnologia, Gestão e Logística (TGL), coordenado pelo professor Elton Fernandes, tem o objetivo de contribuir com o avanço do conhecimento, em termos teóricos e de aplicações práticas, nas abordagens estratégicas em três áreas: tecnologia, gestão e logística.

Suas pesquisas envolvem abordagens: organizacionais, setoriais e nacionais. Sua principal atividade é a formação de pesquisadores que estão se preparando para atuar nas iniciativas públicas e privadas ou que já atuam nestas áreas e buscam aperfeiçoar seus conhecimentos através de uma formação “stricto sensu”.

Ao longo dos anos as atividades vêm ocorrendo através da pesquisa nos temas selecionados pelos estudantes e pesquisadores vinculados ao TGL, de cooperação com pesquisadores externos de outras instituições de ensino/pesquisa (nacionais e estrangeiras) e organizações (públicas e privadas), e de realização de pesquisas específicas financiadas por entidades de fomento e organizações (públicas e privadas).

Os resultados são materializados para a sociedade através da publicação dos resultados das pesquisas, por exemplo, artigos apresentados em conferências científicas e publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais. No caso de pesquisas específicas, os relatórios com as respectivas recomendações, apresentados aos financiadores, se tornam o principal elemento. Embora o TGL considere a explicitação de resultados das pesquisas, através da publicação de artigos, livros e relatórios, de grande relevância, o produto principal para a sociedade é a certeza de profissionais mais qualificados para o exercício da pesquisa, com bases teóricas robustas, que acreditamos fazer a diferença para o avanço da sociedade e de suas organizações (públicas e privadas).

 laptop 1 Visite o site do TGL.

05 Banners GestaoEInovacao GENTEO Grupo de Ergonomia e Novas Tecnologias (GENTE) da COPPE é um dos principais grupos de Pesquisa e Desenvolvimento de Ergonomia da América latina, tendo à frente o professor Mario Cesar Vidal, hoje um dos mais antigos profissionais de Ergonomia atuantes no Brasil. O GENTE é um laboratório multiusuário dedicado à Formação, Pesquisa e Desenvolvimento de Ergonomia na América Latina desde 1991.

A finalidade do grupo é reunir alunos, nos diferentes níveis de formação e ex-alunos numa rede de cooperação cientifica nacional para realização de projetos integrados, de publicações conjuntas e de intercambio e mobilidade para estágios sanduiche nacionais, pós doutoramento e outras formas de integração como a Rede BResil que integra seis universidades e centros de pesquisa em nível nacional, com eventos de cooperação internacional com Canadá, França e China.

A rede tem realizado publicações sob temas variados, mas sempre dentro do contexto da pesquisa e desenvolvimento da Ergonomia de sistemas complexos e da Engenharia de resiliência. No campo didático é um dos grupos nacionais que mais publicou livros em português sobre métodos, técnicas e estudos de casos, desde 2003. Na publicação em geral o grupo se mantém entre os mais produtivos do país.

Integram o grupo o professor Paulo Victor Carvalho do IEN-CNEM, professores Alessandro Jatobá e Hugo Cesar Bellas da Fiocruz, professora Maria Christine Werba Saldanha da UFPB, e Ricardo José Matos de Carvalho da UFRN, além de um grupo de mestrandos e doutorandos do PEP.

Topo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.