Accessibility Tools
O Rio de Janeiro acaba de ser selecionado para o REAP, programa de aceleração de startups coordenado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). O projeto é uma iniciativa do Laboratório de Inovação Tecnológica (LabrInTOS), da Coppe/UFRJ, coordenado pelo professor Marcus Vinícius Fonseca, e conta com o apoio de Furnas e da Petrobras. O objetivo é estimular a criação e o desenvolvimento de startups focadas nos setores de energia e sustentabilidade e, com isso, transformar o Rio de Janeiro no “Vale do Silício” destas áreas, por meio da união de atores da região e da implementação e adaptação da metodologia do MIT REAP ao contexto local.
A expectativa é, a partir do início da implementação das ações, atrair cerca de R$ 200 milhões em novos investimentos para o estado do Rio de Janeiro, incluindo inversões em startups, em projetos de P&D e difusão de novas tecnologias.
Segundo o diretor da Coppe, Romildo Toledo, “a parceria Coppe-MIT para criação e aceleração de startups, aliada a competência técnica e experiência das instituições brasileiras nas áreas de tecnologia, energia e meio ambiente podem resultar em ganhos significativos para o ambiente de inovação do Rio de Janeiro”.
Saiba mais no Planeta Coppe Notícias.
Entre os dias 17/08/2020 e 14/09/2020 a COPPE, PEP, GMAP UNISINOS e RESPONDIT convidam você a participar dos Webinars em Engenharia de Produção: História e Perspectivas. Os eventos serão transmitidos online e ao vivo.
Confira abaixo a Programação:
17/08 às 13h - História e perspectiva da Engenharia de Produção no Brasil
Palestrante: Dr. Heitor M. Caulliraux - Diretor Respondit - Inovação, Gestão e Estratégia Empresarial e Prof. Colaborador UFRJ
24/08 às 13h - O papel do Método de Pesquisa na Engenharia de Produção
Palestrante: Dr. Daniel Pacheco Lacerda - Coordenador do GMAP | UNISINOS e Coordenador da Graduação em Engenharia de Produção/UNISINOS
31/08 às 13h - A integração da dimensão do trabalho em projetos da indústria brasileira do óleo e gás: uma visão retrospectiva
Palestrante: Dr. Francisco Moura Duarte - Coordenador do PEP/COP/UFRJ
14/09 às 13h - Construindo a Engenharia de Produção: Experiência Prática e Formativa
Palestrante: Dr. Carlos Alberto Nunes Cosenza - Professor da COPPE/UFRJ e Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Confira os canais de transmissão abaixo:
A COPPE firmou acordo com a Google para o domínio coppe.ufrj.br. Com isso, passamos a ter acesso a todos os serviços integrados do Google Suite, entre eles o Google Classroom, Google Meet, Google Drive, Google Jamboard, e outros.
Para a criação das contas, é preciso que aqueles que ainda não preencham o formulário, que o façam até o dia 24 de julho de 2020. O formulário, criado pelo CISI, pode ser acessado AQUI.
Lembramos que as contas carregam o nome da instituição, portanto é preciso que haja cuidado para que os dados informados estejam corretos e estejam associados apenas a:
professores atuantes no programa,
alunos com matrícula ativa,
pós-docs oficialmente registrados, e
técnicos administrativos lotados no programa.
Entre os dias 14 e 24 de julho de 2020, aconteceu o Festival do Conhecimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento é um espaço virtual de encontros e trocas da produção científica e cultural da comunidade acadêmica. No dia 24 de julho, as alunas Priscila Blasquez e Mariana Marques conduziram a palestra "Repensando a representação discente na pós-graduação".
Para assistir a apresentação, clique AQUI.
Para mais informações sobre o Festival do Conhecimento, clique AQUI.
Do dia 6 a 24 de julho ocorrerá o período de inscrições de disciplinas para o 1° trimestre de 2020. O SIGA está mantendo os dados das inscrições realizadas em março, antes da interrupção das atividades por conta da pandemia no novo coronavírus. Dessa forma, os alunos devem acessar a plataforma nesse momento apenas para confirmar ou atualizar os dados. Além disso, no período de 27 de julho a 02 de agosto, o SIGA estará aberto para alteração de inscrição em disciplinas.
Confira AQUI o Novo Calendário Acadêmico.