27 03 pep botao facebook27 03 pep botao instagram27 03 pep botao youtube27 03 pep botao linked-in

Banner GestaoeInovacao CrieO CRIE - Centro de Referência em Inteligência Empresarial, coordenado pelo Prof. Marcos do Couto Bezerra Cavalcanti, é o laboratório de gestão do conhecimento e ciência das redes do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Trata-se de um grupo multidisciplinar que busca continuamente desenvolver processos, metodologias e produtos para o novo paradigma produtivo do século XXI, onde o conhecimento é o principal fator de produção: Digital e em Rede. O grupo de pesquisadores atua em atividades de pesquisa, consultoria, capacitação, certificação e divulgação científica nas áreas de gestão do conhecimento, ativos intangíveis, pensamento complexo, network science, open data e big data.

Desde a sua fundação, em 1998, o Crie já realizou mais de 20 grandes projetos de pesquisa e/ou assessoria em organizações públicas e privadas, dentre elas Infoglobo, Petrobras, BNDES, Besa-Brascan, Firjan, Proderj, Fundação Roberto Marinho, Eletronuclear, Governo do Estado do RJ, Renault, Braskem (OPP-Odebrecht Química), Comunidade Europeia, The New Club of Paris. Ministério do Esporte/CNPq, Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Sebrae.

Na área de capacitação, o Crie participou na elaboração de 70 dissertações de mestrado e 23 teses de doutorado, defendidas na COPPE/UFRJ e no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), além de formar mais de 740 profissionais nas turmas de Pós-Graduação lato-sensu em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (MBKM) e Web Intelligence and Digital Ambience (WIDA).Os pesquisadores do CRIE também publicaram 7 livros e dezenas de artigos em revistas nacionais, internacionais e em congressos, além da organização de 5 Seminários internacionais Big Data Brasil e 4 Seminários Internacionais Network Science, e ser responsável pela editoração da Revista Inteligência Empresarial.

laptop 1 Visite o site do CRIE.

06 Banner EngenhariaDeDecisaoEGestao LABO Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços (LabrInTOS), coordenado pelo professor Marcus Vinicius de A. Fonseca, tem como principal objetivo difundir a cultura de inovação e demonstrar sua correspondência bi-unívoca com a competitividade de organizações, empresas e instituições (OIEs).

A inovação caracteriza-se como uma questão-chave para as empresas e instituições. Nesse espaço, profissionais são incentivados a, juntos, testar novas ideias e aprender a investigar assuntos complexos, caracterizados pela transdisciplinaridade da inovação no Ambiente 21, no sentido de identificar, criar oportunidades e viabilizar novos mercados.

Dentre suas quatro linhas de pesquisa, a saber: Inovação para Sustentabilidade e Responsabilidade Social; Políticas Públicas para Ciência, Tecnologia e Inovação; Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação, é a linha de Startups, Empreendedorismo e Venture Capital a mais recente. Ela é derivada da necessidade de implementação de novos negócios no âmbito das startups hardtechs – startups industriais. As empresas obtêm retornos decorrentes da conquista de mercados. As quatro fronteiras principais são: ESCALA, ESFERA DE AÇÃO, EXTENSÃO e VELOCIDADE. A fronteira mais instigante - VELOCIDADE - é relacionada ao ritmo de inovação, consolidação dinâmica e inovação acelerada. Incorporar essa nova abordagem, nos meios e modos de concepção de planos de negócio das startups hardtechs é o objetivo dessa linha de pesquisa. Nesse sentido, o Programa RESIDÊNCIA, que vem sendo implementado pelo LabrInTOS, visa consolidar o caminho entre a ideia e o mercado, capacitando pesquisadores e induzindo novos negócios a partir dos resultados e tecnologias gerados nos 13 programas de pós-graduação da COPPE/UFRJ.

laptop 1 Visite o site do LabrInTOS.

04 Banner EngenhariaDeDecisaoEGestao PRO PMEO Rio DESIS Lab é um laboratório de Design, Inovação Social e Sustentabilidade da UFRJ coordenado pela professora Carla Martins Cipolla. Realiza iniciativas que integram diversas áreas disciplinares para apoiar cidadãos na cidade do Rio de Janeiro para atuação como agentes de mudança, promoção de qualidade de vida e sustentabilidade.

O processo de Design objetiva embasar processos colaborativos através da idealização e desenvolvimento de soluções, levando técnicas de inovação para objetivos sociais e ambientais. As soluções são desenvolvidas com cidadãos e instituições, partem da identificação de demandas locais e têm como foco a promoção de novas interações e relações interpessoais para a co-produção de valor visando amplo benefício da sociedade.

O laboratório é articulado internacionalmente, sendo parte da DESIS Network (Design para a Inovação Social e Sustentabilidade) que reúne mais de 50 laboratórios em universidades pelo mundo (http://www.desisnetwork.org). A coordenação internacional da rede no momento encontra-se no Rio DESIS Lab.

Destacam-se projetos recentes desenvolvidos com apoio nacional e internacional nas temáticas de Projeto de Produto e Serviços, Gestão da inovação, Empreendedorismo Social, tais como: USIS - Unidade de Suporte à Inovação Social da UFRJ; LASIN - Latin American Social Innovation Network; DxCC - Design for Collaborative Cities - Processos participativos em espaços públicos (no Rio de Janeiro: OPDMB - O Projeto do Meu Bairro); Lab Escola 3D - Tecnologia, design e cultura "maker"; e TRANSIT - Transformative Social Innovation Theory.

laptop 1 Visite o site do Rio DESIS Lab.

04 Banner EngenhariaDeDecisaoEGestao PRO PME

O PRO-PME, coordenado pelo professor Francisco José de C. M. Duarte, é um laboratório de pesquisa para o desenvolvimento gerencial e tecnológico de MPMEs (Micro, Pequenas e Médias Empresas). A atuação do laboratório é baseada na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, a fim de desenvolver e aprimorar conhecimentos em engenharia de produção aplicadas à gestão, à inovação e ao desenvolvimento sustentável das MPMEs, empresas geradoras de mais de um quarto do PIB do país. De forma paralela à pesquisa produzida, o laboratório constrói suas atividades de ensino ao inserir alunos de variadas titulações (graduandos, mestrandos e doutorandos) no estudo de novos modelos de negócio e modelos econômicos às pequenas e médias empresas, orientados à sustentabilidade, confrontando-os com problemas econômicos característicos de empresas desse porte. O conhecimento adquirido pelos alunos é então direcionado a projetos de extensão e pesquisa, gerando um ciclo de melhoria contínua e aprimoramento das equipes e das empresas.

O PRO-PME inclui, ainda, o grupo de pesquisa Garagem GetUp que é especializado em empreendedorismo, tecnologia e inovação, com atuação em Design Thinking para pequenas e médias empresas, validação de hipóteses e finanças para startups e o processo de empreender.

laptop 1 Visite o site do PRO-PME.

laptop 1 Visite o site do Garagem GetUp.

03 Banner EngenhariaDeDecisaoEGestao ERGOPROJO Laboratório de Ergonomia & Projetos (ERGOPROJ) é coordenado pelo professor Francisco José de C. M. Duarte e tem como principal objetivo aplicar a abordagem metodológica da Avaliação Ergonômica do Trabalho (AET) visando gerar conhecimento sobre as atividades de trabalho e, desta forma, construir orientações para transformação da organização e dos espaços, assim como contribuir para o desenvolvimento de novos projetos.

O grupo atua em trabalhos de pesquisa e consultoria para empresas das áreas industriais e de serviços. A experiência da equipe envolve intervenções em projetos em diversos setores, tais como indústria, serviço judiciário, tele atendimento, restaurante e museu, dentre outros. Atualmente, o principal foco de atuação do grupo é o setor de óleo e gás. Os trabalhos mais recentes incluem projetos de pesquisa em plataformas e sondas offshore, suporte a projetos de concepção de FPSOs (Floating Production Storage and Offloading), e projetos de centros de controle onshore e offshore, além do desenvolvimento de metodologias para diagnóstico e melhoria da cultura de segurança industrial.

O laboratório possui parcerias com outras universidades do Brasil e do exterior, dentre os quais se destacam os laboratórios de Ergonomia da USP, da UFMG, e da Université Lumière Lyon 2 (França). As contribuições entre instituições são frequentes e incluem participações em congressos, palestras e workshops, intercâmbio de pesquisadores e publicações conjuntas.
Nesse sentido, além de oferecer contribuições para as empresas, o ERGOPROJ gera debates acadêmicos em diferentes níveis e capacita pesquisadores da pós-graduação da COPPE/UFRJ – mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos – na condução de pesquisas integradas e multidisciplinares.

 laptop 1 Visite o site do ERGOPROJ.
Topo