O Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços (LabrInTOS), coordenado pelo professor Marcus Vinicius de A. Fonseca, tem como principal objetivo difundir a cultura de inovação e demonstrar sua correspondência bi-unívoca com a competitividade de organizações, empresas e instituições (OIEs).
A inovação caracteriza-se como uma questão-chave para as empresas e instituições. Nesse espaço, profissionais são incentivados a, juntos, testar novas ideias e aprender a investigar assuntos complexos, caracterizados pela transdisciplinaridade da inovação no Ambiente 21, no sentido de identificar, criar oportunidades e viabilizar novos mercados.
Dentre suas quatro linhas de pesquisa, a saber: Inovação para Sustentabilidade e Responsabilidade Social; Políticas Públicas para Ciência, Tecnologia e Inovação; Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação, é a linha de Startups, Empreendedorismo e Venture Capital a mais recente. Ela é derivada da necessidade de implementação de novos negócios no âmbito das startups hardtechs – startups industriais. As empresas obtêm retornos decorrentes da conquista de mercados. As quatro fronteiras principais são: ESCALA, ESFERA DE AÇÃO, EXTENSÃO e VELOCIDADE. A fronteira mais instigante - VELOCIDADE - é relacionada ao ritmo de inovação, consolidação dinâmica e inovação acelerada. Incorporar essa nova abordagem, nos meios e modos de concepção de planos de negócio das startups hardtechs é o objetivo dessa linha de pesquisa. Nesse sentido, o Programa RESIDÊNCIA, que vem sendo implementado pelo LabrInTOS, visa consolidar o caminho entre a ideia e o mercado, capacitando pesquisadores e induzindo novos negócios a partir dos resultados e tecnologias gerados nos 13 programas de pós-graduação da COPPE/UFRJ.
Visite o site do LabrInTOS.
O Rio DESIS Lab é um laboratório de Design, Inovação Social e Sustentabilidade da UFRJ coordenado pela professora Carla Martins Cipolla. Realiza iniciativas que integram diversas áreas disciplinares para apoiar cidadãos na cidade do Rio de Janeiro para atuação como agentes de mudança, promoção de qualidade de vida e sustentabilidade.
O processo de Design objetiva embasar processos colaborativos através da idealização e desenvolvimento de soluções, levando técnicas de inovação para objetivos sociais e ambientais. As soluções são desenvolvidas com cidadãos e instituições, partem da identificação de demandas locais e têm como foco a promoção de novas interações e relações interpessoais para a co-produção de valor visando amplo benefício da sociedade.
O laboratório é articulado internacionalmente, sendo parte da DESIS Network (Design para a Inovação Social e Sustentabilidade) que reúne mais de 50 laboratórios em universidades pelo mundo (http://www.desisnetwork.org). A coordenação internacional da rede no momento encontra-se no Rio DESIS Lab.
Destacam-se projetos recentes desenvolvidos com apoio nacional e internacional nas temáticas de Projeto de Produto e Serviços, Gestão da inovação, Empreendedorismo Social, tais como: USIS - Unidade de Suporte à Inovação Social da UFRJ; LASIN - Latin American Social Innovation Network; DxCC - Design for Collaborative Cities - Processos participativos em espaços públicos (no Rio de Janeiro: OPDMB - O Projeto do Meu Bairro); Lab Escola 3D - Tecnologia, design e cultura "maker"; e TRANSIT - Transformative Social Innovation Theory.
Visite o site do Rio DESIS Lab. |